Todo tipo de negócio deve se preocupar com o atendimento. Algumas pessoas ligam erroneamente o atendimento ao comércio, porém todo administrador está ligado de alguma forma ao atendimento. Em um escritório o responsável por atender é a recepcionista, o gerente, o consultor, até mesmo o proprietário pode ser o responsável por atender. Ou seja, qualquer pessoa que tenha contato direto com o cliente ou fornecedores deve ter noções de como realizar um bom atendimento.

Em um mercado onde a concorrência é acirrada qualquer erro com seu cliente pode levá-lo a procurar um novo fornecedor.

O atendimento tornou-se um diferencial competitivo em todas as organizações. Atender com excelência passou a ser o principal objetivo das empresas que buscam ascensão e daquelas que são estáveis no mercado, mas estão cientes do aumento da concorrência.

Hoje em dia todos os níveis da organização devem se preocupar com os conceitos básicos de um bom atendimento, que passam por uma postura adequada, boa comunicação, carisma, saber identificar uma necessidade, buscar resolver o problema com educação, enfim, vários fatores são avaliados para caracterizar um bom atendimento.

É importante sempre ter em mente que quando você, por algum deslize, perde um cliente, deve dar o seu melhor para conquistar três novos. Em um mercado onde a oferta é maior que a procura é importante dar valor a cada cliente conquistado.

Enfim, a qualidade do atendimento se tornou um dos maiores bens de uma organização. Os consumidores, por vivenciar diariamente um ambiente estressante e hóstil, são conquistados por educação, carisma e principalmente atenção. A empresa que se preocupa e investe no bom atendimento se destaca por essa qualidade, é claro que todos os setores devem ter a sua devida importância, porém o atendimento por muitos anos foi deixado em segundo plano nas organizações, e hoje é exigência importante do mercado consumidor em geral.

Se lembrar da qualidade do produto é importante, porém, mais importante ainda, é se preocupar com a qualidade com que ele é entregue ao consumidor, ou seja, se preocupar com o sorriso no rosto do vendedor, do gerente, da recepcionista e de toda a equipe.

Fonte: Administradores