Enquanto muitos de nós estão batendo o botão de soneca ou silenciar o alarme de nosso telefone, empresários bem sucedidos estão lucrando com um não-tão-bem-guardado segredo: A manhã é o melhor momento para fazer outras coisas.

Isso é porque a força de vontade é mais forte no período da manhã, antes de nós eletrocutarmos nossa energia física e mental para o dia. Isso significa fazer grandes decisões, esclarecendo pensamentos e sentimentos, a execução de tarefas, e até mesmo sentimentos otimista vem com mais facilidade nas primeiras horas do dia. Além disso, rituais da manhã definem o tom para o resto do dia – se você é mal-humorado, apressado, e estressado todas as manhãs, é provável que isso ocorra pelo o resto de sua vida.

Quer começar o dia com o pé direito? Transforme sua rotina matinal – e subir a bordo do comboio sucesso – através da adoção de qualquer ou de todos estes hábitos matinais.

Acordar cedo

Em uma votação de 20 executivos, 90% relataram acordar antes das 6 horas da manhã em dias de trabalho. Alguns dos casos mais extremos: O CEO da PepsiCo, Indra Nooyi  acorda às 4 da manhã e chega ao cargo por sete horas todos os dias, enquanto CEO da Disney, Bob Iger está de pé 4:30 todas as manhãs.

Mesmo se apenas considerando acordar cedo já o faz infeliz, você ainda pode tirar proveito de horas mais produtivas do dia, definindo o alarme apenas uma ou duas horas mais cedo do que você está acostumado a se levantar. A grande coisa sobre ser-se cedo é que a maioria das pessoas não são, assim que você vai ser capaz de controlar o que você faz durante esse tempo sem distrações ou demandas externas.

Exercício

Exercício antecipado da manhã é um dos hábitos mais comuns compartilhados por pessoas de sucesso – incluindo o POTUS, a primeira-dama, e Editora-Chefe Anna Wintour da Vogue. Trabalhando durante a manhã garante que você realmente encontre o tempo para se exercitar, o que é fundamental para manter o bem-estar físico e mental. Além disso, ele vai ajudar a mantê-lo energizado e focado para o resto do dia.

Criar um Plano de Ação

Certifique-se de que você é produtivo para o dia inteiro por elaborar uma lista eficaz de afazeres que esclarece quais as tarefas que precisam ser dada maior prioridade. Este é também um bom momento para analisar o quão bem sucedido você estava nos afazeres do dia anterior e observar quaisquer problemas de produtividade antes que se tornem grandes problemas.

Enquanto você está nisso, tome alguns momentos para lembrar-se de seu objetivo final para estes e outros projetos. É para sustentar sua família? Crescer o seu negócio? Tornar o mundo um lugar melhor? Ou, faça como Steve Jobs e pergunte a si mesmo: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, que eu iria querer fazer e o que estou prestes a fazer hoje?”

Reforçando o seu sistema de valores irá ajudá-lo a tomar decisões que estão alinhadas com esses valores para o resto do dia, tornando mais fácil para priorizar determinadas tarefas e dizer não para as outras.

Comer os sapos

Sim, isso é uma coisa real – mas não levá-la literalmente. A idéia é colhido de uma citação de Mark Twain: ”Se você comer um sapo logo cedo de manhã, o resto do seu dia será maravilhoso.” Em outras palavras, fazer tarefa mais desagradável do dia primeiro (envio de faxes, alguém?). Depois disso, é tudo para cima.

Bônus? Sem as distrações de e-mails ou colegas de trabalho, é provável que a tarefa levará menos tempo para completar – assim você pode fazê-lo e continuar com o seu dia.

Ficar centrado

Simone de Beauvoir teria começado o seu dia com uma xícara de chá.Gwyneth Paltrow acorda às 4:30 da manhã para fazer ioga. CEO da Disney, Robert Iger se conecta com os acontecimentos do mundo, lendo jornais e navegar na net. Quer se trate de sair com seus filhos, conectando-se com o seu cônjuge, meditar, ou um hobby, reivindicando alguma qualidade “ao meu” tempo na parte da manhã é uma ótima maneira de se sentir centrado e pratica o auto-atendimento. Não importa o que você está fazendo, desde que ele ajuda você a se sentir mais fundamentado, calmo e pronto para o que o dia traz.

Pode levar algum tempo para transformar essas rotinas em hábitos, mas isso vale a pena. Cada um destes rituais da manhã vai ajudar você a ficar saudável, ser focado, e se aproximar cada dia de um lugar de clareza e equilíbrio. Isso vale a pena pular o botão de soneca.

Fonte: Lifehack